Ir para Conteúdo principal
Grupo Anti-Contrafação

Noticias

INPI, PSP e GNR juntos no combate à contrafação

No âmbito das atividades levadas a cabo pelo Grupo Anti Contrafação (GAC), o INPI ministrou, esta semana, quatro ações de formação a militares da GNR e da PSP.
21 jan 2022, 16:55
INPI, PSP e GNR juntos no combate à contrafação
INPI, PSP e GNR juntos no combate à contrafação

No âmbito das atividades levadas a cabo pelo Grupo Anti Contrafação (GAC), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ministrou, esta semana, quatro ações de formação a militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

O objetivo desta formação é habilitar os elementos da GNR e da PSP com as ferramentas necessárias para poderem levar a temática da Propriedade Industrial (PI) junto das escolas, ao abrigo dos respetivos programas Núcleo Escola Segura e Escola Segura.

O projeto “PI para todos” será desenvolvido conjuntamente pelo INPI, GNR e PSP que, através de sessões presenciais, irão abordar junto dos alunos de segundo e terceiro ciclos e secundário a importância de registar uma marca, desenho ou modelo, e de proteger as invenções com um pedido de patente. O combate à contrafação e pirataria será também um dos objetivos desta iniciativa que pretende sensibilizar as camadas mais jovens para este flagelo. 

Durante as sessões de formação online, o INPI deu a conhecer a mais de uma centena de militares de ambas as Forças de Segurança, de norte a sul do país e ilhas, as linhas gerais dos Direitos de Propriedade Industrial e todos os participantes renovaram conhecimentos sobre a temática da contrafação e pirataria e dos perigos associados as estes crimes.